terça-feira, 29 de junho de 2010

XI JOCOFISA - JOGOS DAS ESCOLAS FILHAS DE SANT´ANA


Este grande evento de alegria, fratenidade e muita jovialidade, aconteceu no período de 26 a 29 de junho. Foram dias de grande festa, na cidade de Sobral, particulamente no Colégio Sant´Ana que sediou os jogos. Participaram mais de 600 pessoas, incluindo professores, coordenadores e atletas,  que disputaram as modalidades de Futsal, Handebol, Voleibol, Basquete, natação. Cada Delegação trazia  no olhar o brilho, o entusiasmo juvenil, e um desejo profundo de viver a amizade, cordialidade e o espirito de família, próprio de quem vive e bebe da nossa espiritualidade.
As escolas participantes foram:
- Colégio Gentil Bittencourt - Pará
- Colégio Santa Rosa - Pará
- Patronato Dona Zefinha Gomes - Milagres
- Colégio Rosa Gattorno - Recife
- Centro Educacional Maristela - Rio Grande do Norte
- Colégio Sant´Ana - Sobral


São Pedro e São Paulo - Patronos da Província Norte

Hoje, 29 de junho, toda a Província Norte se alegra e celebra a festa dos seus Santos Protetores São Pedro e São Paulo. Estes santos que  são  considerados "os cabeças dos apóstolos" por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionário.
Pedro, que tinha como primeiro nome Simão, era natural de Betsaida, irmão do Apóstolo André. Pescador, foi chamado pelo próprio Jesus e, deixando tudo, seguiu ao Mestre, estando presente nos momentos mais importantes da vida do Senhor, que lhe deu o nome de Pedro. Em princípio, fraco na fé, chegou a negar Jesus durante o processo que culminaria em Sua morte por crucifixão. O próprio Senhor o confirmou na fé após sua ressurreição (da qual o apóstolo foi testemunha), tornando-o intrépido pregador do Evangelho através da descida do Espírito Santo de Deus no Dia de Pentecostes, o que o tornou líder da primeira comunidade. Pregou no dia de Pentecostes e selou seu apostolado com o próprio sangue, pois foi martirizado em uma das perseguições aos cristãos, sendo crucificado de cabeça para baixo a seu próprio pedido, por não se julgar digno de morrer como seu Senhor, Jesus Cristo.
Escreveu duas Epístolas e, provavelmente, foi a fonte de informações para que São Marcos escrevesse seu Evangelho.
Paulo, cujo nome antes da conversão era Saulo ou Saul, era natural de Tarso. Recebeu educação esmerada "aos pés de Gamaliel", um dos grandes mestres da Lei na época. Tornou-se fariseu zeloso, a ponto de perseguir e aprisionar os cristãos, sendo responsável pela morte de muitos deles.
Converteu-se à fé cristã no caminho de Damasco, quando o próprio Senhor Ressuscitado lhe apareceu e o chamou para o apostolado. Recebeu o batismo do Espírito Santo e preparou-se para o ministério. Tornou-se um grande missionário e doutrinador, fundando muitas comunidades. De perseguidor passou a perseguido, sofreu muito pela fé e foi coroado com o martírio, sofrendo morte por decapitação.
Escreveu treze Epístolas e ficou conhecido como o "Apóstolo dos gentios".
Peçamos então a esses santos que intercedam a Deus por cada um de nós, para que sejamos fiéis a missão que Ele nos confia.

São Pedro e São Paulo, rogai por nós!

terça-feira, 15 de junho de 2010

CURSO DE REIKI - NIVEL I




Nos dias 01 e 02 de maio de 2010, às 9 horas, foi iniciada a primeira etapa do curso de REIKI, na Casa de Oração em Messejana. O curso foi assessorado por Ir. Maria da Cruz Oliveira, da Congregação das Irmãs Capuchinhas. Participaram do curso, 08 Irmãs e 03 Noviças.
Na parte da manhã foi feita a dinâmica de acolhida e apresentação da assessora e demais participantes, momento este em que cada uma pode expressar as suas expectativas em relação ao curso. Logo depois a assessora deu toda a explicação do REIKE, sua origem, símbolos, apresentando também os sete chákras.

O período da tarde  teve seu início às 14h15min e  foi apresentado para o grupo um vídeo com informações mais completas sobre o REIKI e os 07 CHÁKRAS e também o filme: profecia celestina.

Já no dia 02 o encontro teve seu início às 9h15min, com uma oração meditativa, onde ao término desta cada uma pode colocar o que tinha vívido de mais significativo.

Antes das participantes iniciarem a prática do REIKI, a assessora fez a conclusão teórica do curso, fazendo assim uma ligação entre a prática e a espiritualidade e retomando os cinco princípios do REIKI que são:
- Apenas hoje, não ficarei irritado;
- Apenas hoje, não me preocuparei;
- Apenas hoje, agradeço todas as bênçãos recebidas;
- Apenas hoje, farei o meu trabalho com honestidade;
- Apenas hoje, serei gentil com todos os seres vivos.

Depois desse momento foi aberto um espaço para esclarecer as dúvidas das participantes e iniciado outro tipo de terapia chamada cura da luz. À tarde aconteceu a prática e aplicação do REIKI, coordenado por duas assessoras e com o auxílio das iniciantes reikianas. Terminada a aplicação foi conduzido o momento de avaliação, sendo ressaltado que o curso foi uma grande oportunidade de aprendizagem e descoberta do novo. Esse encontro foi finalizado com uma significativa Oração de Ação de Graças e a entrega de alguns diplomas do nível I - Terapia do Reiki

domingo, 6 de junho de 2010

I ENCONTRO PASTORAL JUVENIL E VOCACIONAL


Nos dias 15 e 16 de maio de 2010 aconteceu na Casa Provincial, o primeiro Encontro da Equipe de Pastoral de Juventude e Vocacional da Província com a participação dos representantes das diversas Expressões do Carisma:
- Irmãs Filhas de Sant’Ana – Provincial: Ir. Rita Maria de Vasconcelos;
- Conselheira da Formação – Ir. Leide Ferreira Macedo;
- Conselheira da Educação – Ir. Vânia Silva Lima;
- Conselheira da Missão – Ir. Luzia Paulo da Silva;
- Ir. A. Maria Luciana de Souza;
- Ir. A. Rocilene do Socorro Sousa Barbosa;
- Ir. A. Maria do Socorro Arruda Linhares;
- Ir. Ana Assunção Magalhães Brito.
- Associação Pública dos Fiéis Filhos de Sant’Ana – Ir. Anderson Luiz Silva dos Santos;
- Instituto Secular – Maria do Socorro Barros – Valcilene Matias Parente;
- Movimento da Esperança – Vera Lúcia Alves Bezerro – Maria de Fátima Cavalcante.
O encontro teve seu início, com um sígnificativo momento de oração, motivado por Ir. Leide e logo em seguida Ir. Vânia fez uma dinâmica: “(nem o meu nem o nosso)’ com o objetivo de criar um clima de acolhida, descontração e integração, entre os participantes.
Dando continuidade, a Provincial Ir. Rita Maria de Vasconcelos dirigiu a todos (as), palavras de boas vindas, expressando a sua alegria e agradecendo pela presença e solicitude de cada um em atender o convite feito e fazendo referencia ao Plano Geral do Instituto motivou cada participante a se empenhar para juntos desenvolver na Província uma Pastoral Juvenil e Vocacional com o rosto renovado.
Após esse momento cada participante recebeu uma copia da carta de convocação da Madre Geral, para fazer uma leitura atenta da mesma e ressaltar os pontos fortes.
A seguir Ir. Leide fez uma breve memória da História da Pastoral Juvenil e Vocacional na Província, ressaltando a atuação das Irmãs no desenvolvimento da missão da pastoral bem como os desáfios que a sociedade apresenta no hoje da história e que exigem de nós uma resposta concreta para responder com prontidão e criatividade às necessidades dos jovens.

Em seguida, Ir. Luzia motivou o trabalho de grupo, resultando na seguinte síntese;

Idéia força: “Testemunho alegre da nossa vocação-missão, ancorados no espírito de família para que o anúncio seja transparente e fecundo”
Características do serviço: “Testemunho alegre, cuidadoso, responsável, solicitude materna e paterna, simplicidade, abertura, confiança, ternura, esperança, paciência nos obstáculos, serviço atualizado, organizado, prudente, fraterno, dinâmico, criativo, eclesial, realizado com amor, imbuído do Carisma e da Espiritualidade, próprios da Família de Sant’Ana.”
Estilos e Modalidade com o qual realizá-lo:
- Estilo próprio da Espiritualidade e Carisma do Instituto;
- No clima peculiar de família com simplicidade, havendo respeito mútuo e prudência;
- Testemunhar aos jovens o rosto de Jesus Servo e Redentor;
- Revelar aos Jovens o Dom confiado por Deus a Madre Rosa a fim de tornar Jesus Cristo conhecido e amado;
- Viver a própria vocação na fé, na esperança manifestando gosto pela missão, senso de pertença à Igreja e à Família Carismática com disponibilidade, colaborando e perseverando nas responsabilidades assumidas.
Organização:
- Responsabilidade da Provincial e Conselho;
- Responsável pela equipe;
- Coordenadora ou Coordenador;
- Equipe;
- Articulação entre Governo Provincial, Igreja Local, CRB;
- Formação e capacitação para a equipe com estudos sobre:
- Documento da Igreja – CELAM- Encíclicas do Papa;
- Dever SER das FSA, Modelos Ideais das Obras e Serviços, Projeto de Pastoral Vocacional do Instituto;
- Reuniões periódicas, planejamentos, avaliação e elaboração de projeto;
- Participar de encontros programados no âmbito da Província e Igreja local;
- Criar na equipe grupos de: Marketing, comunicação, secretaria, tesouraria, social e outros.


OBJETIVO EQUIPE DE PASTORAL DE JUVENTUDE E DE PASTORAL
A Província Santos Apóstolos Pedro e Paulo, representada pelas diversas expressões do Carisma em docilidade a ação do Espírito e a proposta do XXI Capítulo Geral, assume a Pastoral Juvenil e Vocacional com um rosto renovado, colocando em comum as enérgias e experiências pastorais, numa atitude de discipulado e pertença à Família Carismática para despertar nos jovens o verdadeiro sentido da vida, promovendo o discernimento de sua própria vocação e missão na Igreja e no mundo.
Finalizando Ir. Vânia motivou a avaliação do encontro utilizando os símbolos: Vela, luz, pedra e sementes:

Luz - o que foi bom; Integração, harmonia, participação, o tempo, alegria, oração inicial, organização, dinâmica da organização do encontro, objetivo alcançado, transparecia, dialogo, ambiente, disponibilidade das Irmãs da comunidade da Casa Provincial e funcionariaS, participação dos membros da equipe que vieram de longe, harmonia e flexibilidade entre os membros das diversas expressões do Carisma;

Pedra - empecilhos: Surgimento inesperado das atribuições do coordenador e ausência do Irmão Gilvan;
Semente - sugestões e perspectivas - Integração, programação, segurança do grupo.
Sugestões - trazer novas idéias das expressões do carisma, fidelidade dos membros da equipe, cada expressão apresentar um pouco de sua historia e missão.

A Provincial agradeceu a participação de todos, a prontidão de cada membro, a disponibilidade, o desejo de fidelidade ao que Deus pede de cada um e a certeza de um trabalho mais integrado em prol da pastoral juvenil e vocacional.

O encontro foi concluído com uma bela oração conduzida por Socorro Barros membro do Instituto Secular e com a jaculatória de Sant’Ana.

terça-feira, 1 de junho de 2010

PARABÉNS PARA NOSSAS IRMÃS QUE COMPLETAM MAIS UM ANO DE VIDA NESTE MÊS DE JUNHO.

03 - Ir. Leide
04 - Ir. Maria Rosa
12 - Ir. Generosa
14 - Ir. Graça
15 - Ir. Terezinha Frota
18 - Ir. Àgueda
19 - Ir. Maura
27 - Ir. Marta
28 - Ir. Valdete
29 - Ir. Hermila
29 - Ir. Tarcísia