domingo, 6 de junho de 2010

I ENCONTRO PASTORAL JUVENIL E VOCACIONAL


Nos dias 15 e 16 de maio de 2010 aconteceu na Casa Provincial, o primeiro Encontro da Equipe de Pastoral de Juventude e Vocacional da Província com a participação dos representantes das diversas Expressões do Carisma:
- Irmãs Filhas de Sant’Ana – Provincial: Ir. Rita Maria de Vasconcelos;
- Conselheira da Formação – Ir. Leide Ferreira Macedo;
- Conselheira da Educação – Ir. Vânia Silva Lima;
- Conselheira da Missão – Ir. Luzia Paulo da Silva;
- Ir. A. Maria Luciana de Souza;
- Ir. A. Rocilene do Socorro Sousa Barbosa;
- Ir. A. Maria do Socorro Arruda Linhares;
- Ir. Ana Assunção Magalhães Brito.
- Associação Pública dos Fiéis Filhos de Sant’Ana – Ir. Anderson Luiz Silva dos Santos;
- Instituto Secular – Maria do Socorro Barros – Valcilene Matias Parente;
- Movimento da Esperança – Vera Lúcia Alves Bezerro – Maria de Fátima Cavalcante.
O encontro teve seu início, com um sígnificativo momento de oração, motivado por Ir. Leide e logo em seguida Ir. Vânia fez uma dinâmica: “(nem o meu nem o nosso)’ com o objetivo de criar um clima de acolhida, descontração e integração, entre os participantes.
Dando continuidade, a Provincial Ir. Rita Maria de Vasconcelos dirigiu a todos (as), palavras de boas vindas, expressando a sua alegria e agradecendo pela presença e solicitude de cada um em atender o convite feito e fazendo referencia ao Plano Geral do Instituto motivou cada participante a se empenhar para juntos desenvolver na Província uma Pastoral Juvenil e Vocacional com o rosto renovado.
Após esse momento cada participante recebeu uma copia da carta de convocação da Madre Geral, para fazer uma leitura atenta da mesma e ressaltar os pontos fortes.
A seguir Ir. Leide fez uma breve memória da História da Pastoral Juvenil e Vocacional na Província, ressaltando a atuação das Irmãs no desenvolvimento da missão da pastoral bem como os desáfios que a sociedade apresenta no hoje da história e que exigem de nós uma resposta concreta para responder com prontidão e criatividade às necessidades dos jovens.

Em seguida, Ir. Luzia motivou o trabalho de grupo, resultando na seguinte síntese;

Idéia força: “Testemunho alegre da nossa vocação-missão, ancorados no espírito de família para que o anúncio seja transparente e fecundo”
Características do serviço: “Testemunho alegre, cuidadoso, responsável, solicitude materna e paterna, simplicidade, abertura, confiança, ternura, esperança, paciência nos obstáculos, serviço atualizado, organizado, prudente, fraterno, dinâmico, criativo, eclesial, realizado com amor, imbuído do Carisma e da Espiritualidade, próprios da Família de Sant’Ana.”
Estilos e Modalidade com o qual realizá-lo:
- Estilo próprio da Espiritualidade e Carisma do Instituto;
- No clima peculiar de família com simplicidade, havendo respeito mútuo e prudência;
- Testemunhar aos jovens o rosto de Jesus Servo e Redentor;
- Revelar aos Jovens o Dom confiado por Deus a Madre Rosa a fim de tornar Jesus Cristo conhecido e amado;
- Viver a própria vocação na fé, na esperança manifestando gosto pela missão, senso de pertença à Igreja e à Família Carismática com disponibilidade, colaborando e perseverando nas responsabilidades assumidas.
Organização:
- Responsabilidade da Provincial e Conselho;
- Responsável pela equipe;
- Coordenadora ou Coordenador;
- Equipe;
- Articulação entre Governo Provincial, Igreja Local, CRB;
- Formação e capacitação para a equipe com estudos sobre:
- Documento da Igreja – CELAM- Encíclicas do Papa;
- Dever SER das FSA, Modelos Ideais das Obras e Serviços, Projeto de Pastoral Vocacional do Instituto;
- Reuniões periódicas, planejamentos, avaliação e elaboração de projeto;
- Participar de encontros programados no âmbito da Província e Igreja local;
- Criar na equipe grupos de: Marketing, comunicação, secretaria, tesouraria, social e outros.


OBJETIVO EQUIPE DE PASTORAL DE JUVENTUDE E DE PASTORAL
A Província Santos Apóstolos Pedro e Paulo, representada pelas diversas expressões do Carisma em docilidade a ação do Espírito e a proposta do XXI Capítulo Geral, assume a Pastoral Juvenil e Vocacional com um rosto renovado, colocando em comum as enérgias e experiências pastorais, numa atitude de discipulado e pertença à Família Carismática para despertar nos jovens o verdadeiro sentido da vida, promovendo o discernimento de sua própria vocação e missão na Igreja e no mundo.
Finalizando Ir. Vânia motivou a avaliação do encontro utilizando os símbolos: Vela, luz, pedra e sementes:

Luz - o que foi bom; Integração, harmonia, participação, o tempo, alegria, oração inicial, organização, dinâmica da organização do encontro, objetivo alcançado, transparecia, dialogo, ambiente, disponibilidade das Irmãs da comunidade da Casa Provincial e funcionariaS, participação dos membros da equipe que vieram de longe, harmonia e flexibilidade entre os membros das diversas expressões do Carisma;

Pedra - empecilhos: Surgimento inesperado das atribuições do coordenador e ausência do Irmão Gilvan;
Semente - sugestões e perspectivas - Integração, programação, segurança do grupo.
Sugestões - trazer novas idéias das expressões do carisma, fidelidade dos membros da equipe, cada expressão apresentar um pouco de sua historia e missão.

A Provincial agradeceu a participação de todos, a prontidão de cada membro, a disponibilidade, o desejo de fidelidade ao que Deus pede de cada um e a certeza de um trabalho mais integrado em prol da pastoral juvenil e vocacional.

O encontro foi concluído com uma bela oração conduzida por Socorro Barros membro do Instituto Secular e com a jaculatória de Sant’Ana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário