domingo, 5 de setembro de 2010

Informe

EQUIPE PROVINCIAL DE PASTORAL JUVENIL-VOCACIONAL


Boletim - III Congresso Vocacional do Brasil ( 03 a 07 de setembro de 2010)
              
               Tema: "Discípulos e missionários a serviço das vocações".

Brasília, 2010.

 Estimados animadores vocacionais,

Nossas comunidades, paróquias, dioceses e regionais estão celebrando o 3º Congresso Vocacional do Brasil com o tema “discípulos missionários a serviço das vocações”, e com o lema “Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações” (cf. Mt 28,19).

O 3º Congresso vocacional do Brasil em profunda sintonia com os 2 congressos anteriores quer resgatar e dar continuidade aos trabalhos desenvolvidos ao longo dos anos na Igreja do Brasil em favor das vocações. A história do serviço às vocações no Brasil ganhou novo impulso com Dom Aloísio Lorscheider, que inspirado pelas mensagens do Papa por ocasião do domingo do Bom Pastor, propôs para sua diocese (Santo Ângelo, RS) que descem maior atenção às vocações.

O ano de 2010 é ano de graça para todos nós, pois temos a oportunidade de celebrar o 3º Congresso Vocacional acolhendo as propostas da Conferência de Aparecida, que indubitavelmente é um grande marco na experiência vocacional, conclamando todos os batizados a assumirem sua vocação missionária inerente ao próprio batismo, afinal o “Batismo é fonte de todas as vocações”.

O Papa Bento XVI em sua mensagem para o domingo do Pastor deste ano nos convida a refletir que o “testemunho suscita vocações”. Assim, somos comprometidos com o evangelho, que é convocação, a darmos testemunho, pois todos têm o direito de conhecer a Cristo, por meio do testemunho, de amá-lo e de segui-lo, ao sentirem que aqueles que com ele se encontraram e ouviram seu apelo, fizeram a opção de unir-se a ele, dando maior sentido à própria vida.

O grande desafio vocacional é sempre o de fazer opções. Grande parte da humanidade vive entre inúmeras oportunidades e não tem coragem de fazer opções. Bento XVI ao se dirigir aos jovens em Sidney, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude, convocava os jovens a terem coragem de fazer opções, lembrando que o jovem que não faz opção permanece uma criança. E dentre as inúmeras possibilidades, salientava que o jovem não deve ter medo de optar por um seguimento mais radical a Cristo por meio dos Ministérios Ordenados e da Vida Consagrada.

Peçamos ao Senhor da Messe que continue suscitando muitas vocações em nossas comunidades, a fim de que, homens e mulheres, crianças, jovens e adultos, sejamos discípulos missionários a serviço das vocações, e que o 3º Congresso Vocacional do Brasil, seja para todos nós ocasião para acolhermos o mandato de Jesus de “fazer discípulos entre todas as nações”, pois o testemunho suscita vocações.

Na alegria do 3º Congresso Vocacional do Brasil,

Pe. Reginaldo de Lima
Assessor da Comissão Episcopal Pastoral para os
Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada




Nenhum comentário:

Postar um comentário