quarta-feira, 1 de setembro de 2010

“Migrante com os Migrantes pelo Reino”,

“Migrante com os Migrantes pelo Reino”, na Missão Latino-Americana de Roma:
Além da missão na Casa Geral, a serviço do Instituto, que está sendo um tempo de crescimento e de abertura à internacionalidade, estou tendo a oportunidade de um contato mais de perto com os migrantes latino-americanos de Roma.

Por isso gostaria de partilhar alguma coisa sobre esta experiência, junto aos migrantes, em colaboração com os Missionários Scalabrinianos, em comunhão e integração com as Irmãs da Casa Geral, com os Padres Scalabrinianos e com os Migrantes latino-americanos e brasileiros, e também na inserção em alguns movimentos e acontecimentos da Igreja de Roma.

Em contato com esta realidade e com os documentos do Instituto estou descobrindo a importante e bela relação de Madre Rosa com o Beato Scalabrini e isso me faz inserir nesta missão com mais doação, alegria e empenho, porque constato que esta me veio, não por acaso, mas por desígnio divino.

Relato alguma coisa do relacionamento de Madre Rosa com João Batista Scalabrini:
 “Quando Mons. Scalabrini, em 1875, nomeado Bispo de Piacenza, assume a Diocese, o Instituto de Rosa Gattorno contava com 10 anos de vida. Dez anos são o bastante, em um certo sentido, à consolidaçao do mesmo,  sendo enriquecido de novos membros,  isso faz ir ao encontro das  necessidades urgentes da cidade e do território. Mons. Scalabrini compreende que na Diocese o Instituto das Filhas de Sant’Ana, dá uma eficiente e concreta resposta às esperas e às linhas do seu programa pastoral que havia traçado, em carta ao Clero piacentino.

 A caridade do novo Bispo de Piacenza constata  nas Filhas de Sant’Ana uma grande colaboração, em traços comuns para percorrer o caminho do amor.

 Mons. Scalabrini, Bispo de Piacenza, há 03 anos está junto à Gattorno na ajuda dos atingidos pela terrível carestia, em Piacenza neste final de ano. A sensibilidade destes dois anjos da caridade, cujos corações vibram em uníssono e não permanecem indiferentes diante de tanta miséria.

 ...o relacionamento entre Madre Rosa e D. Scalabrini são baseados na veneração e obediência e também com estima e cordialidade.”(Ir. A. Gabriella Tabone)

Nos meses de julho e agosto, como muitos membros, colaboradores e até os Padres da Missão estavam de férias, me coloquei mais disponível e à disposição, ajudando e colaborando ao que me era solicitado e nas necessidades que surgiam, e para mim foi uma bela experiência.




Agradeço ao Senhor que me proporciona bens e dons de acordo com as minhas necessidades, à Madre e o Conselho por esta oportunidade de vivência aqui em Roma e pela abertura em colaborar  e participar desta Missão. Deus seja louvado em tudo!

Ir. Ana Terezinha Arcanjo

Nenhum comentário:

Postar um comentário