sexta-feira, 14 de maio de 2010

COMUNIDADE DE BATALHA



Aconteceu no período de 26 a 28 de fevereiro, na Diocese de Parnaíba o Planejamento Pedagógico para todas as voluntárias das Creches do Projeto Social, organizada pelo Bispo Dom Alfredo. Com o tema geral “Construindo educação e cidadania nos Centros Sociais da Diocese de Parnaíba”, iniciamos com algumas frases de grandes educadores, como Paulo Freire que diz,” Não se pode falar de Educação sem amor” , Rubem Alves” Educar com sensibilidade é um ato de amor.”
No primeiro momento refletindo sobre o tema, vimos que quando se constrói educação forma-se o cidadão no lado social, com mais sensibilidade e compaixão pelo outro e isso é nossa finalidade como educadoras.
Já no segundo momento vimos a importância do planejamento como uma estratégia segura para realizar tarefas e alcançar objetivos, possibilitando-nos motivar as crianças para gostar e ficar nos centros, ou seja nas creches com mais alegria e vontade de voltar.
Outro tema que foi debatido foi “Educação X sexualidade na educação infantil” o assessor desse momento chamou-nos a atenção para podermos trabalhar com as crianças orientando-as nas diversas descobertas que vão fazendo no dia a dia.
Recebemos o Sr.Bispo que muito se alegrou com a quantidade de voluntàrias, participando do encontro e se emocionou quando disse que o que fazemos ainda é pouco, mas que estamos trilhando o caminho deixado pelo grande mestre do Amor,“Jesus Cristo”, que amou amando e morreu por amor.
O dia 27, foi motivado com o tema “ Brincando se aprende” esse tema foi animado pela pedagoga Maria José “ conhecida como “Tia Zezé”, ela fez várias dinâmicas com músicas, brincadeiras, ensinou a fazer brinquedos de reciclagens e disse que a criança é feliz brincando e com brincadeiras ela aprende muito mais, pois a criança se diverte com mais facilidade com brinquedos feitos por elas mesmas e que o importante na vida é sabermos nos divertir aprendendo a amar aquilo que fazemos.
“ A Brincadeira, o jogo é uma atividade especifica da Infância em que a criança recria a realidade usando sistemas simbólicos.”

Ir. Ana Assunção Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário