quinta-feira, 13 de maio de 2010

ASSEMBLEIA PROVINCIA






FILHA DE SANT´ANA – EXISTÊNCIA RADICADA EM JESUS, O “FILHO SERVO”

No período de 12 a 16 de fevereiro, a Província Santos Apóstolos Pedro e Paulo –Norte- Brasil, realizou a XXII Assembléia Provincial com o tema: Filha de Sant´Ana – existência radicada em Jesus o Filho Servo. Foram dias repletos de oração, reflexão e avaliação da caminhada como Província, onde cada Irmã sentiu profundamente a necessidade de reorientar a sua vida seguindo as pegadas de Jesus Cristo no mistério da sua pobreza, a exemplo da nossa Fundadora a Beata Ana Rosa Gattorno.
Logo na chegada, todas, sentiram um clima de muita simplicidade, serenidade e responsabilidade, fazendo com que o espírito de família próprio da nossa espiritualidade reinasse no nosso meio.

A nossa Provincial Ir. Rita Maria de Vasconcelos, com o seu jeito simples, materno e acolhedor, não se poupou em oferecer a cada Irmã um ambiente favorável, a fim de que cada uma pudesse aproveitar esses dias, como um espaço de formação e de renovação nas suas próprias vidas e conseqüentemente de toda a Província.
Cada dia com a sua temática própria e o seu objetivo especifico foram proporcionando as Irmãs, uma reflexão de como estão vivendo e assumindo a sua própria vocação na Igreja e no mundo que está tão carente de valores e de uma vivência da espiritualidade de comunhão, segundo o Projeto de Deus.

O método usado na Assembléia foi: VER, JULGAR E AGIR.
O primeiro dia foi dedicado ao Ver e teve como tema; Vida e missão enraizada em Jesus Cristo e objetivo; Avaliar a caminhada da Província em atitude de gratidão ao Senhor.
O segundo dia, dedicado ao Julgar, nos convidou a refletir com o tema; Filha de Sant´Ana, qual a tua identidade? E como objetivo: Conscientizar-se do verdadeiro sentido da identidade da Filha de Sant´Ana.
O terceiro dia, dedicado ao Agir, trouxe o seguinte tema: Radicada em Cristo – irradia e testemunha o teu Ser Filha de Sant´Ana.
O objetivo desse dia foi: Elaborar o objetivo geral da Província, fornecendo elementos para o Plano da Província; Planejar a vivncia dos percursos para continuar radicando a nossa existência em Jesus o Servo.

Questionamentos como esse: Filha de Sant´Ana, qual a tua identidade? Levaram as Irmãs a refletir como está o seu testemunho de Religiosa e a desejar viver no dia a dia os valores essenciais para a vida de quem segue o Cristo e Cristo Crucificado.
Outro questionamento feito na Assembléia e que mexeu com todas foi esse: “Hoje nós estamos aqui porque alguém preparou o terreno, estendeu as raízes e fez o Instituto crescer. E nós o que estamos deixando para as futuras gerações de Filhas de Sant´Ana”.
Ao termino da Assembléia, todas numa atitude de quem louva e agradece ao Senhor, entoaram o seu canto de ação de graças, numa solene Eucaristia presidida pelo Pe. Daniel Nunes, FSA e no final da celebração as Irmãs receberam como símbolo um avental, mostrando a necessidade de intensificar a dimensão do SER SERVA na vida e missão.

Um comentário: